sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pesquisa (:

EXPLORER

Windows Internet Explorer, também conhecido pelas abreviações IE, MSIE ou WinIE, é um navegador de internet de licença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995. É o navegador mais usado nos dias de hoje.
O Internet Explorer é um componente integrado das versões mais recentes do Microsoft Windows. Está disponível como um produto gratuito separado para as versões mais antigas do sistema operacional. Acompanha o Windows desde a versão 95 OSR2. A partir da versão 6 inclusa no XP em 2002, uma grande atualização do navegador foi oferecida aos usuários do Windows XP junto ao Service Pack 2 (embora sempre tenha havido um ciclo mensal de correções para o navegador). A versão 7 do Internet Explorer, lançada em Outubro de 2006, chegou aos usuários disponível para o Windows XP SP2 e Windows Server 2003 (com status de atualização crítica), além de estar pré-instalada no Windows Vista e no Windows 7 (a versão 8 Beta) (onde possui algumas funções a mais). A versão 8, lançada em 19 de março de 2009, é disponível para Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista e Windows Server 2008.[1]
Por algum tempo, a Microsoft lançou versões do Internet Explorer para o Macintosh, Solaris e HP-UX. Estas versões tiveram o desenvolvimento cancelado.[2] O navegador ainda roda em Linux, através da camada de compatibilidade Wine.
Desde o lançamento da versão 7 do navegador, o nome oficial foi então alterado de "Microsoft Internet Explorer" para "Windows Internet Explorer", por causa da integração com a linha Windows Live. No Windows Vista ele chama-se oficialmente "Windows Internet Explorer in Windows Vista" e no Windows XP ele é chamado oficialmente de "Windows Internet Explorer for Windows XP".[3]
Primeira versão: Lançado em agosto de 1995. Segunda versão: Lançado em novembro de 1995. Terceira versão: Lançado em agosto de 1996, foi uns dos primeiros browsers, ou navegadores, a ter suporte ao CSS. Foi introduzido o suporte ao ActiveX, linguagem JavaScript. As novidades são consideráveis, tanto que o Internet Explorer 3 passou a ser concorrente do Netscape, o browser mais usado na época. Teve também a primeira mudança significativa na interface. Quarta versão: Lançado em setembro de 1997, apresentou como novidades a integração completa com o sistema operacional e a tecnologia push, tornando-se concorrente não só do Netscape mas também de softwares como o PointCast, além de outras novidades[4]. Quinta versão: Lançado em março de 1999, foi introduzido o suporte à linguagem XML, XSL, o formato MHTML e mais algumas coisas. O Internet Explorer 5 é encontrado no Windows 98 SE e no Windows 2000. Em julho de 2000, é lançado o Internet Explorer 5.5, juntamente com o Windows ME, contendo algumas melhorias [5]. Sexta versão: Lançado em agosto de 2001, juntamente com o Windows XP. Nessa versão há um melhor suporte ao CSS level 1, DOM level 1 e SML 2.0 e algumas novidades [6]. Em Setembro de 2002 é lançado o Service Pack 1 (SP1) e em agosto de 2004 é lançado o segundo Service Pack (SP2), oferecendo maior segurança com recursos como "Bloqueador de PopUps", proteção contra downloads potencialmente nocivos, entre outros.[7].

Mozila

Mozilla é uma suíte de aplicativos para Internet, livre, multiplataforma, cujos componentes incluem um navegador, um cliente de correio eletrônico, um editor HTML e um cliente de chat IRC. O projeto foi iniciado pela Netscape Communications Corporation, passou a ser desenvolvido pela Fundação Mozilla (Mozilla Foundation), sendo descontinuado, apresentando apenas atualizações de segurança. No dia 12 de Abril de 2006 foi anunciada oficialmente a finalização da produção de versões para correções de falhas de segurança da Suíte Mozilla. A última versão foi a 1.7.13 e o seu sucessor é o SeaMonkey.
O nome Mozilla vinha sendo utilizado internamente pelo navegador Netscape Navigator desde seu início. O Netscape Navigator foi o sucessor do navegador Mosaic; Mozilla é uma contração de "Mosaic killer". Este nome não era utilizado externamente, mas referências a ele poderiam ser encontradas nas figuras do Godzilla associadas com o Netscape Navigator.
Em Março de 1998, a Netscape lançou a maior parte do código base de sua popular suite Netscape Communicator (incluindo o navegador Netscape Navigator) sob uma licença de software livre. O nome do aplicativo desenvolvido a partir deste código seria Mozilla, e coordenado pela recém criada Mozilla Organization, no site mozilla.org.
Apesar do código original do Communicator ter sido abandonado logo em seguida, a Mozilla Organization foi bem sucedida na produção de uma suite completa para Internet que superou o Communicator tanto em estabilidade como em recursos.
Sob o patrocínio da AOL, a Mozilla.org continuou empenhada no desenvolvimento do navegador e na manutenção do seu código fonte até Julho de 2003, quando essas atribuições foram repassadas para a Fundação Mozilla (Mozilla Foundation). A Fundação é uma organização sem fins lucrativos composta principalmente por desenvolvedores do aplicativo e pelo comando do sítio mozilla.org. Sob sua custódia estão todos os direitos de propriedade intelectual do Mozilla. Recebeu doações iniciais da AOL, da IBM, da Sun Microsystems, da Red Hat e de Mitch Kapor; entretanto sua ligação com a AOL foi rompida, seguida de um anúncio informando o fim do navegador Netscape Navigator e o acordo da AOL para utilização do navegador Internet Explorer da Microsoft em suas futuras versões de software. (A AOL havia anunciado que iria utilizar o sistema de layout Gecko do Mozilla.)
Como muitos outros grandes projetos de software, o próprio Mozilla tornou-se uma plataforma para outros programas e bibliotecas escritos em seu ambiente de programação específico. As extensões variam extensamente na complexidade, dos simples bookmarklets baseados em JavaScript; extensões de recursos do Mozilla (tais como o suporte a gestos do mouse e menu de torta); até programas desenvolvidos de forma autônoma. Uma lista parcial de programas e extensões para a plataforma Mozilla pode ser encontrada no site Mozdev.org.

CHORME

Google Chrome é um navegador de código-fonte aberto desenvolvido pelo Google que usa o motor WebKit para renderizar as páginas. O nome é derivado a partir da interface gráfica da moldura, ou "cromo", de navegadores web. A primeira versão, beta, para o Microsoft Windows foi lançado em 2 de setembro de 2008 em 43 idiomas. Para Mac OS X e Linux, as versões ainda estão em desenvolvimento.Opera é um navegador da web e uma suíte de internet desenvolvida pela comapanhia Opera Software. O navegador permite normais usos de internet como mostrar sites, mandar e receber e-mail, ajustar contatos, chat online de IRC, baixar arquivos via BitTorrent e ler feeds. Ele é oferecido gratuitamente para computadores pessoais e celulares, mas para outros lugares é preciso pagar por ele.
Os elementos do Opera incluem gestos no mouse, divisão por tabs, zoom de página, e um comando de downloadas integrado. Seu sistema de segurança possui proteção contra phishing e malware, uma forte verificação em sites da web, e o fácil modo de deletar cookies e o histórico apenas por clicar em um botão.

OPERA

O opera funciona em uma variedade de sistemas para computadores pessoais, incluindo Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, FreeBSD e o Solaris.[1] Mesmo que os elementos do Opera sejam bastante positivos, ele capturou apenas uma fração do mercado de navegadores.
O Opera tem uma grande distribuição no mercado de aparelhos móveis como celulares, smartphones, e aparelhos PDA. Edições de Opera são disponíveis para aparelhos usando os sistemas operacionais Symbian e o Windows Mobile, bem como o Java ME. Em fato, aproximadamente 40 milhões de celulares são vendidos com a pré-instalação do Opera. Além disso, o Opera é o único navegador disponível para os consoles da Nintendo Nintendo DS e Wii. Algumas set-top box também usam o Opera, e a Adobe licenciou o Opera para ser usado no Adobe Creative Suite.[2][3]

Nenhum comentário:

Postar um comentário